sábado, 19 de setembro de 2009

Relatorio do 5º encontro do Gestar II-Língua portuguesa

FORMADOR: JOSÉ WASHIMGTON TORRES DA SILVA
COORDENADORA: SOLANGE SOUZA DE PAULA
LOCAL: TELECENTRO
DATA: 31/07/2009
HORÁRIO: 07h30min às 11h30min

Iniciamos o encontro fazendo um passeio na memória dos professores, que forram muitas. Dentre as muitas histórias, lembranças, brincadeiras, dificuldades a professora Núncia parodiou sua suas memórias através da Música Asa Branca de Luiz Gonzaga, trabalho este já postado no Blog.
Mais uma vez os objetivos do TP4 foram lidos pela professora Alenilse e só assim começaríamos os relatos das experiências (com relatórios). Foi um dos momentos, no meu ponto de vista, mais ricos em relatos, pois todos os professores fizeram relatos de suas aulas. A cursista Joseane falou da experiência de trabalhar com Manual de Instrução, já a professora Leninha falou da riqueza das devolutivas de seus alunos com o trabalho sobre Descrição e Narração. O trabalho com cordel foi outro momento do encontro apresentado pela professora Núncia, que relatou nos mínimos detalhes o passo a passo de suas aulas até chegarem a culminância com a confecção de um varal coletivo para expor os trabalhos. E não parou por aí, pois a mesma, ainda apresentou cópias dos trabalhos desenvolvidos em outras aulas, como o de Biografia e a descrição com seu 8º ano da Escola Municipal Professor Cazuza. A professora Marilene nos relatou alguns “Avançando na Prática” e mais algumas atividades dos AAA’s e terminou sua apresentação falando que muitas vezes os professores sentem a falta de recursos materiais para poderem prosseguir com suas atividades.
O terceiro momento do encontro iniciei fazendo algumas perguntas sobre Patativa do Assaré e Paulo Freire. Com intuito de trabalhar os conhecimentos prévios da turma. Todos conheciam muito bem, principalmente, Paulo Freire. O primeiro trecho foi lido pela professora Alenilse e o segundo por Marilene , ambos nas paginas 18 e 19 do TP4. Após a leitura abriu-se discussão em relação aos seguintes pontos: conteúdos gramaticais, planejamento bimestral, coordenação pedagógica, distorção idade/ano e outros. Diante de todas as discussões, me chamou atenção o fato de muitos professores, ainda se sentirem muito presos aos conteúdos gramaticais e ao cumprimento dos mesmos.
Já no quarto momento destinado a reflexão sobre os usos e a função da escrita, completou o que já estávamos discutindo desde o momento anterior e o gestar II, aos poucos está fazendo cada um de nós refletir melhor, quanto aos conteúdos programados para cada ano, a forma de avaliar o nosso aluno e hoje sinto os professores com mais desenvoltura e mais seguros nos relatos que fazem de suas atividades vivenciadas com os alunos.
Para finalizar, foram dados os encaminhamentos para trabalhar com os alunos os Avançando na Prática e os AAA’s, lembrando aos cursistas de que toda e qualquer aula realizada com os alunos, se faz necessário registrar num relatório e trazer no encontro seguinte. Também se falou da importância de se pensar no Projeto, pois a construção do mesmo deve acontecer ao longo dos nossos encontros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário