terça-feira, 20 de outubro de 2009

Relatório 7º encontro-Matemática

Iniciamos o encontro com uma discussão, de como trabalha a geometria de fractal? Começamos nossa discussão mostrando a importância de geometria Euclidiana para a formação cidadã dos alunos do ensino fundamental, foi comentada a importância de trabalharmos: maquetes, plantas entre outras atividades relacionadas geometria para uma formação realmente cidadã de nossos discentes, nos que diz respeito a um orçamento para uma simples reforma em sua casa ou mesmo uma construção.

Começamos a sessão coletiva três com a seguinte questão. QUAL É A SUPERFÍCIE CORPORAL DE UM INDIVÍDUO? Dividimos a turma em grupos de dois professores para uma melhor discussão entre eles, o professor Carliano deu como sugestão para a esta pergunta. Que bastaria desenha um corpo humano e fazer a proporcionalidade entre sua altura e o desenho, porém passou despercebido que deveria também fazer a proporção entre suas medidas, contudo eles demonstraram uma grande habilidade nesta atividade pois, após feito o desenho do corpo humano e escolhido uma escala proporcional, eles dividiram o corpo em diversas figuras planas e calcularam suas áreas.
Logo em seguida foi aberta mais uma discussão agora sobre proporcionalidade tendo como eixo de discussão atividade 16 da unidade 5 TP2, que abordava a relação de proporcionalidade entre a dimensão e área. Percebemos que foi de grande valia para educação matemática dos professores presentes.

No último momento do encontro foi trabalhado o mapa conceitual, para mais uma fez discutir a questão de um currículo em rede, como uma ferramenta de aprofundamento no conhecimento discente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário