quarta-feira, 21 de outubro de 2009

RELATÓRIO DO 9º ENCONTRO

FORMADOR: JOSÉ WASHIMGTON TORRES DA SILVA
COORDENADORA: SOLANGE SOUZA DE PAULA
DATA: 16/09/2009
LOCAL: TELECENTRO
HORA: 7:30 ÀS 11:30

O Encontro teve início com as devolutivas dos trabalhos vivenciados com os alunos em sala de aula, após os relatos e as discussões voltamos para a apresentação do grupo 2, que havia ficado sem apresentar no encontro passado, pois um dos membros teve que sair, por que mora na zona rural e o transporte escolar já estava de saída. O grupo se apresentou (fotos em anexo). Com a sequência da Pauta solicitei aos cursistas que fizessem a leitura do texto: "Os Deferentes Estilos" de Paulo Mendes, feito a leitura, era o momento das discussões a respeito do que tinham acabado de ler.
O foco dos estudos se centravam em torno da coerência textual e os aspectos linguísticos e sócio-comunicativos, que seriam responsáveis pela continuidade de sentidos de um texto, apresentei aos mesmos uma sequência de imagens para que eles, em grupo, construíssem uma narrativa para posterior análise dos aspectos linguísticos e a construção da coerência textual. Para a atividade proposta foram dados 30 minutos e após o tempo, dividida em dois grupos a sala apresentou os resultados destas narrativas.
Com a continuidade do encontro, era chegado o momento da parte III da Oficina 09, com os seguintes encaminhamentos:
• Dividi a sala em dois grupos;
• Apresentei o texto publicitário (no próprio TP);
• E solicitei que os mesmos seguissem o roteiro, que lá estava:
* Discutam em detalhes como a coerência textual é construída a partir da articulação entre informações do texto e experiências prévias que os leitores têm a respeito do assunto.
* Relacionem os sentidos construídos pela linguagem verbal e pela não verbal.
*Procurem, sempre que possível, associar suas análises aos conceitos e classificações desenvolvidas no decorrer das atividades propostas.
* Observem os efeitos de sentido do texto como um todo e, depois, analise cada parte e como elas se articulam na Unidade textual.
* Registrar para socializar.
Os grupos colocaram suas conclusões em papel madeira e apresentaram para o grande grupo, para um maior aprofundamento dos pontos enfocados por cada grupo.
Como de costume nosso a Avaliação da Oficina sempre vem ficando para o próximos encontro, mas ainda faltavam os encaminhamentos para os Avançando na Prática, que foram orientados por mim para que os cursistas desenvolvessem em sala de aula. Reforcei com eles a importância do registro para abrirmos o próximo encontro com os Relatos das Experiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário