quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Relatório do 10º encontro

FORMADOR: JOSÉ WASHIMGTON TORRES DA SILVA
COORDENADORA: SOLANGE SOUZA DE PAULA
DATA: 19/09/2009
LOCAL: TELECENTRO
HORÁRIO: 08:00 ÀS 12:00


Já se aproximava dia de ir para Natal participar do segundo encontro de Formação, mas deveríamos levar o dever de casa feito, então por todos terem concordado fomo para o último encontro da Etapa I. Como já de costume iniciei o encontro fazendo a acolhida e nesse encontro pulamos a parte I e II da Oficina pelo fato de termos nos encontrados há poucos dias.
Então já encaminhei uma atividade, que foi a seguinte: apresentei o texto “Uma história sem pé nem cabeça!” fragmentado em fichas e solicitei aos grupos que o reorganizasse atentando para a sequência temporal do texto; já que as unidades 19 e 20 abordam respectivamente Coesão Textual e as Relações lógicas no texto. O trabalho foi bastante interessante e deu um pouco de trabalho aos grupos e no final apenas um dos grupos conseguiu arrumar o quebra-cabeça.
O texto seguinte foi retirado do Material de Apoio, elaborado pela Professora Aya “Dois sapos”, fizemos uma leitura coletiva e refletimos as relações lógicas de construção de significados na produção do texto e os efeitos de sentido decorrentes da negação. Os argumentos e os exemplos falados foram de muita importância para as Unidades em questão.
Fomos para a parte III da Oficina 10, discutimos as questões a, b e c, pois o item c já havia sido avisado no encontro anterior. Passamos para a proposta do TP, da qual fizemos uma análise inicial da propaganda “O Primeiro Residencial com Serviços” e oralmente fomos respondendo as questões propostas. Como a primeira atividade ultrapassou o tempo dado para responder e era importante que se concluísse aquela atividade, nos restou pouco tempo para finalizarmos a Oficina, mas os grupos escolheram as figuras e iniciaram a montagem das suas propagandas, mas tivemos que deixar para a próxima Oficina.
Para encerrar agradeci a todos o empenho e a confiança que o grupo depositou no Programa, e que com certeza após a semana de estudos em Natal estaria de volta com muita novidade para compartilhar. E dessa vez não solicitei a Avaliação do 10º Encontro, mas que eles pudessem resumir da forma que melhor achassem as mais de 40 horas que passamos juntos, discutindo, estudando, repensando, discordando, enfim criando um ambiente de muita harmonia e respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário