quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Relatório 8º encontro-Língua portuguesa

FORMADOR: JOSÉ WASHIMGTON TORRES DA SILVA
COORDENADORA: SOLANGE SOUZA DE PAULA
LOCAL: TELECENTRO
DATA: 03/09/2009
HORÁRIO: 19h00minàs 22h30min



Iniciamos o encontro fazendo a apresentação dos Objetivos do TP5 – Estilo, coerência e coesão. Como se tratava de temas de bastante relevância ao elaborar a pauta tive o cuidado de juntos fazermos a transposição didática, pois nem todos os cursistas possuem formação em língua portuguesa, porém estão atuando na área.
Solicitei que a turma se dividisse em três grupos para que pudéssemos dividir as três seções da Unidade 17 do referido TP. Os grupos tiveram 01 hora para estudarem e apresentarem da forma que achassem válida para o entendimento do grande grupo.
O primeiro grupo composto por Josiane e Francinaide abriu a seção fazendo a leitura do texto “Cada um é cada um” e na sequência fizeram a atividade 01 da página 17, envolvendo o restante da sala e finalizaram falando e explicando os conceitos de Dialeto e Idioleto. Porém não param por aí, a cursista Josiane fez mais uma leitura desta vez um Poema de Manuel Bandeira: Trem de ferro e nos pediu nos pediu que cada um fizesse a estro Fe seguinte, após o termino o grupo lançou as questões da atividade 02 para que juntos respondêssemos. O grupo fez a finalização da seção sugerindo a aplicação do “Avançando na Prática” das páginas 24 e 25.
O segundo grupo foi mudado em virtude de já se aproximar das 10 horas da noite e um dos membros ter que sair, pelo fato de morar na zona rural. Por sugestão dos colegas passamos para a seção seguinte e no próximo encontro faríamos a apresentação do grupo. A seção 03 foi iniciada pelas cursistas Leninha e Gildete, intitulada “A estilística da frase e da enunciação”, o objetivo da seção foi lido pelo grupo e a professora Leninha fez a leitura do texto “Nunca é tarde, sempre é tarde” e para fazer o fechamento desse texto foram para a atividade 09, e oralmente responderam os itens a, b e o item c fizeram a apresentação no papel madeira, após a leitura do trecho reescrito solicitaram opiniões do grande grupo, após os comentários do grande grupo, foi a vez de fazer a transposição Didática, quanto ao discurso direto e indireto. A professora Gildete para finalizar apresentação do grupo sugeriu a aplicação do “avançando na Prática” das páginas 50 e 51 fechando, assim a seção em questão.
Já se aproximava das 22: 40 e tínhamos que concluir, mas existiam algumas dúvidas não podíamos sair, sem que elas fossem sanadas. As avaliações diagnósticas, as perguntas foram lançadas e respondi a todas.
Como já de costume a avaliação sempre fica para eles trazerem no próximo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário